Historicamente, o Juramento de Hipócrates é um juramento solene efetuado pelos médicos e por outros profissionais de saúde no qual juram praticar a medicina honestamente.
De forma geral, acredita-se que o juramento tenha sido escrito por Hipócrates — amplamente considerado como o pai da medicina ocidental — ou por um dos seus alunos. O juramento original foi escrito em grego jónico (século V A.C.).
Existem duas versões do Juramento de Hipócrates: a original, escrita em Lausana em 1771, e uma outra, atual, ratificada pela Associação Médica Mundial em 1948, 1968, e 19831 .
Texto do juramento:
Uma versão mais atualizada é atualmente utilizada no Brasil, sendo a mais difundida:
Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei da minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu para sempre a minha vida e a minha arte com boa reputação entre os homens; se o infringir ou dele afastar-me, suceda-me o contrário." |
www.wikipedia.org |
Nenhum comentário:
Postar um comentário