Quem sou euLions Clube de Itapetininga O LIONS CLUBE DE ITAPETININGA foi fundado em 05.06.1956, por

15 de abr. de 2016

16 de Abril dia do Leonismo Nacional



O Leonismo Nacional é comemorado no dia 16 de abril, data da fundação do primeiro clube de Lions no Brasil, em 1952 o Lions Clube do Rio de Janeiro, hoje Lions Clube Rio de Janeiro-Centro.
Durante a primeira guerra mundial (1914/1918) apesar de toda miséria, desconfiança, destruição, fome e desespero que invadia o mundo, surge o leonísmo, movimento que em sua essência, era exatamente a antítese da guerra. 
Despojado de vínculo e interesses políticos, partidários, religiosos, raciais e de classes, esse movimento surgido do ideal de um homem, Melvin Jones, bem poderia ser a resposta dos homens livres e interessados na paz. 
Criava-se a “Escola de Aperfeiçoamento do Homem”.

A segunda fase do leonismo, passados 25 anos o mundo mergulhado em guerra, o leonismo dá um passo gigantesco no seu crescimento, chega à América do Sul, Colômbia, Venezuela, Peru, tendo como líder o cubano Nivaldo Navarro Jorge que em 1951 traz o leonismo para o Uruguai, com o turfista Pedro Berro que se encontra com seu amigo Armando Fajardo, ilustre advogado e destacado turfista brasileiro e juntos e em contato com Navarro, recebem autorização para iniciar o Leonismo no Brasil. 

Armando Fajardo estava Montevidéu quando conheceu as finalidades da nossa Associação, sentiu a beleza dos seus propósitos de servir desinteressadamente. 
De congregar elementos bons para promover, tomar unir e estimular objetivos de generosa aproximação humana, dentro da liberdade individual e coletiva entre os homens, povos e raças. 
Foi este homem o organizador do Leonismo Brasileiro. 
No dia 16 de abril de 1952 ao meio dia, em um almoço festivo num dos salões do Jockey Clube do Brasil, no Rio de Janeiro, foi fundado o primeiro clube de Lions do Brasil, com 40 sócios, sendo o primeiro presidente Arnaldo de Moraes, terminado o primeiro ano leonístico com 80 sócios.

PARABÉNS A TODOS AQUELES QUE ADERIRAM AO IDEAL DE SERVIR DESINTERESSADAMENTE!
__._,_.___
Fonte: Blog Lions Clube Cabo Frio - 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário