Quem sou euLions Clube de Itapetininga O LIONS CLUBE DE ITAPETININGA foi fundado em 05.06.1956, por

18 de nov. de 2012

Dia da Bandeira - 19 de novembro





Saudação à Bandeira, fiel a tradição e o nosso civismo histórico, nós do Lions Clube, nunca poderíamos deixar de prestar, uma exaltação patriótica à Bandeira do nosso Brasil. 
Dentre as homenagens cívicas, a que mais significado tem é a que se presta ao Pavilhão Nacional, é a Pátria, é a esperança e é a paz. 
Unamo-nos para homenagea-la na sua grandeza, para que ela sempre, alem do símbolo da Pátria, seja o símbolo do bem, da razão e da justiça. retrata nas suas cores as supremas maravilhas do universo: verde, da cor dos mares e das florestas, azul, como o céu infinito abrigando o Cruzeiro do Sul, dourado como o sol e branco simbolizando a paz, nós te saudamos Bandeira do Brasil, estás presente onde houver um brasileiro cumprindo com o seu dever, nesta Pátria abençoada por Deus.

CL Alcides Bogus - Governador 95/96 - L-4
******************************************************************



A bandeira foi adotada pelo Decreto nº 4, no dia 19 de novembro de 1889, com as modificações da Lei nº 5443, 
de 28 de maio de 1968.
A bandeira do Brasil foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, que foi no dia 15 de novembro de 1889.
A bandeira do Brasil tem as cores ligadas aos símbolos nacionais.
  
§                                                                   LEI No 8.421, DE 11 DE MAIO DE 1992.
Altera a Lei n° 5.700, de 1° de setembro de 1971, que "dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais."

************************************


Curiosidades:

Você sabia que...

- uma bandeira em mau estado de conservação não pode ser hasteada. Deve ser entregue a uma unidade militar para ser incinerada no dia 19 de novembro.

- a Bandeira Nacional fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Na base do mastro, está a seguinte inscrição: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta praça dos três poderes, a bandeira sempre no alto, a visão permanente da pátria”.

- em alguns locais, a bandeira deve ser hasteada todos os dias. São eles: palácio da Presidência da República; residência do presidente; Congresso Nacional; nos ministérios; no Supremo Tribunal Federal; nos edifícios-sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; em repartições consulares; em repartições federais, estaduais e municipais situadas na faixa da fronteira etc. Tradicionalmente, a bandeira é hasteada às 8h da manhã e arriada às 18h. Se ficar hasteada durante a noite, deve estar iluminada.

- Não é permitido hastear bandeira de outro país em terras brasileiras se ao lado não estiver a Bandeira Nacional de igual tamanho e posicionada ao lado direito. A exceção é somente para embaixadas e consulados.



Fontes:
IBGE.gov.br
Planalto.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário